top of page

Lembranças felizes

Neste último sábado foi comemorado o Dia da Família. Com a intenção de propiciar um momento de expressão oral do português entre os pais e as crianças, criamos uma nova atividade para este dia. Motivados pelo tema do ano “o que é felicidade?” aqui na a’b escolinha, propusemos uma atividade que despertasse a memória dos pais a partir de experiências com os sentidos, fazendo com que se lembrassem de bons momentos e os compartilhassem com seus filhos.

Sabendo apenas que deveriam chegar com uma hora de antecedência para participar das atividades do dia, os pais entraram na sala com seus filhos. As professoras explicam os motivos do dia familiar e que este será dedicado às lembranças felizes. Para começar, contam suas lembranças musicais. “Sempre que meu pai limpava a casa, ele colocava essa música; aí ficou pra mim uma música que traz felicidade...”. Fomos colocando cada música para ouvirmos juntos, enquanto as outras propostas iam chegando.

O próximo momento foi o do tato, desta vez, com os olhos fechados. Entre gibis, pandeiros e prendedores de roupas, as crianças escolhiam um objeto dentre tantos para levar ao encontro das memórias táteis de seus pais. “Ah! A chaleira da vovó!” Depois, fomos para o olfato. O cheiro de café, da mexerica, de temperos, de chás… para então saborear bananinha, bis, goiabada, doce de leite... Sejam lembranças antigas ou recentes, do Brasil ou não, pudemos re-experimentá-las, ou criá-las para nosso futuro.

Para terminar a celebração, cada família fez um desenho para expressar e registrar as boas lembranças. Os desenhos foram compartilhados com todos e colocados na árvore da felicidade do nosso instituto.

Agradecemos as famílias para esses momentos mágicos!


Rencontrez-nous 

L'institut culturel alter'brasilis a créé a'b escolinha, une école pour apprendre le portugais et s'imerger dans la culture brésilienne et lusophone.

Posts récents
COURS ET INSCRIPTIONS
bottom of page