top of page

Nossa escola "a'b escolinha"

Nascimento da a’b escolinha

As aulas de português para crianças nasceram da iniciativa de Rita Carvalho, professora na associação.

Em 2012, as aulas de português para criança começaram sob a forma de aulas particulares em casa. Naquela época, a associação ficava num pequeno local em Saint-Michel, que não permitia dar aulas em grupo.

Foi no final de 2013, mudando pro Marais, que o espaço do novo local possibilitou essa atividade. Nesse mesmo momento, um grupo de 4 famílias nos solicitou para dar continuidade às aulas de português de suas crianças, após o encerramento da turma deles numa outra associação. Essa nova atividade nos permitiu expandir o nosso público e abrir o espaço aos nossos primeiros membros da comunidade brasileira da Île de France.

A aventura a’b escolinha começa.

Projeto associativo

As aulas de português para crianças se integram inteiramente ao objetivo da associação, ou seja a promoção da lusofonia e da cultura brasileira na França.

a’b escolinha tem como vocação transmitir às crianças a língua portuguesa e a cultura brasileira e lusófona, oferecendo um espaço adaptado à imersão e ao aprendizado.

Ajudar, orientar e apoiar os pais no projeto deles de transmissão do patrimônio cultural e linguístico se tornou uma das nossas novas missões.


Levando em conta que começamos com esse público, e em vista da falta de material didático nesta área, especialmente no que diz respeito ao padrão brasileiro e à especificidade da língua de origem, criamos uma pedagogia adaptada ao perfil de cada grupo. Para isso, estabelecemos um tema anual com atividades que cada professor adapta de acordo com a faixa etária, o nível linguístico e a maturidade do grupo.

Projeto pedagógico

O conhecimento da língua de origem permite que as crianças transcendam fronteiras e diferenças abrindo um caminho para a tolerância, a valorização da diversidade e o interesse em aprender outras línguas. É também um elemento fundamental da multiculturalidade.

O conhecimento e o domínio do português ajudam as crianças a vivenciar sua dupla cultura através do conhecimento de suas origens, língua, cultura, hábitos e costumes, jogos, festas tradicionais, histórias, contos, humor, gastronomia...


É importante que a criança se afirme como um ser multicultural, e para isso ele precisa conhecer suas raízes para construir sua singularidade a partir dessa pluralidade cultural.


Mais "escolar" em primeiro lugar, nossa abordagem de ensino do português para crianças evoluiu muito desde a abertura da escola "a'b escolinha" para métodos inspirados em várias pedagogias alternativas. Nossa vocação é combinar prazer e aprendizado através de uma abordagem ativa das crianças na sala de aula. Focalizando as aulas sobre a aprendizagem de outros assuntos e tópicos relacionados às culturas brasileiras e lusófonas, sobre as interações sociais, a colaboração, o lúdico... damos à língua sua primeira qualidade, ou seja, a comunicação entre indivíduos e, acima de tudo, a colocamos em prática.

Assim, através de projetos, métodos divertidos, um agrupamento vertical e atividades culturais, o aprendizado é feito de forma agradável e natural.

O objetivo é dar vida ao português para as crianças!

Esses métodos despertam a curiosidade das crianças porque elas percebem o aspecto concreto e prático da língua, já que elas precisarão disso para poder participar das atividades e se divertir.

Trabalhamos em temas anuais que unem todos os grupos na mesma orientação. As crianças são agrupadas por idade para que possamos adaptar melhor as atividades às suas habilidades, mas também são reunidas com muita frequência para que elas possam se beneficiar de todas as vantagens do agrupamento inter-idade, ter ainda mais interlocutores lusófonos e claro, fazer novos amigos!


Do ponto de vista da aquisição da leitura e da escrita, iniciamos este processo a partir do CE1, após o período de alfabetização no ensino fundamental.

As atividades, portanto, levarão em consideração o nível de cada criança para que possa realizar tarefas de acordo com seus conhecimentos e desenvolver passo a passo suas habilidades de comunicação.

Eventos e atividades durante as aulas

  • Comemoração do Carnaval e da festa Junina cada ano

  • Festas de aniversário

  • Os dias de “portas abertas”, para reunir todas as crianças e propor-lhes diferentes atividades.

  • Um calendário anual temático

  • Os dias temáticos que reúnem todos os alunos e professores em torno de uma data comemorativa especial

Eventos e atividades fora das aulas

  • Papo de famílias (encontros com as famílias para abordar temáticas relacionadas ao bilinguismo e à multiculturalidade)

  • Acesso gratuito aos livros infantis em português para todos os nossos membros

  • Projeção/debate com as famílias

  • Leituras de contos lusófonos para crianças

  • Vários eventos ao longo do ano

Aula experimental

A primeira aula de português para crianças é conduzida como uma aula experimental para dar às famílias e aos filhos a liberdade de apreciar nosso trabalho, nosso funcionamento, nossa pedagogia e a adaptação da criança dentro do grupo proposto.

Nossos valores

- Mente aberta

- Prazer ao aprender

- Liberdade

- Adaptação

- Colaboração

- Partilha

- Cuidado

- Participação ativa

- Autonomia

a'b escolinha

_____

Rencontrez-nous 

L'institut culturel alter'brasilis a créé a'b escolinha, une école pour apprendre le portugais et s'imerger dans la culture brésilienne et lusophone.

Posts récents
COURS ET INSCRIPTIONS
bottom of page